segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Envelhecimento e a morte

A velhice

Ocorre o desafio do ego > vencer a perda do trabalho, amigos, companheiro, posição, autoridade, família e o questionamento físico e mental feito pelos outros diante da execução de tarefas.
O mais importante da vida e estar vivo (flexibilidade para aceitar e julgar conduta dos outros).

Teóricos que não aceitam estágios no desenvolvimento do adulto.
Eles mencionam que o adulto constrói a dimensão de tempo e espaço. Presente e passado se relacionam com a realidade psicológica organizada a partir de sistemas de valores.
O desenvolvimento cognitivo ocorre por toda a vida.
Boa saúde > inteligência não se deteriora (só em doenças degenerativas ou em ambientes pobres em estimulação).
Quanto mais idade > maior será a capacidade de resolver problemas complexos (nível mais alto de generalização e abstração).

Maior exigência ambiental (contexto cultural) > maior desenvolvimento do pensamento formal (riqueza de conceitos, flexibilidade, complexidade conceitual diante de problemas abstratos com alto grau de generalização).

Envelhecimento e morte

Abordagem centrada na pessoa > psicologia humanista, existencial (abordagem fenomenológica).
Idade e probabilidade de morrer (estatisticamente falando) é diferente de ter medo da morte.
Indivíduo > momento da vida > grau diferente de medo da morte.
Idade > infelicidade.
Com a idade > uma série de perdas: capacidades físicas, oportunidades sociais, realização de projetos. Tudo isso não infere infelicidade necessariamente.
Necessidade de adaptação, mudanças e aprendizado até morrer.
É indicado trabalhar com jovens o preparo para a velhice.

Outro estereótipo > velho sábio que não tem desejos deve estar pronto para morrer aceitando a morte (mito).
Teoria > envelhecimento ajustado > desligamento progressivo, desapego... Preparo para a morte (não um indivíduo apático).
Dependência > algo cultural. Há filhos muito dependentes financeiramente dos pais, mas não se sentem dependentes emocionalmente e vice-versa.
 

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