segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A criança dos sete aos doze anos

Estágio das Operações Concretas (a  partir dos 7 anos)
 A criança passa a desenvolver um pensamento objetivo e descentralizado. Os dados do meio externo podem ser simbolizados na mente da criança e assim, podem ser transformados, organizados e empregados na solução de problemas.
A criança na idade pré-escolar  tem uma noção espacial que lhe permite ir à casa de seu amigo ou à escola, mas não é capaz de comparar estes percursos e afirmar qual desses lugares é o mais próximo de sua casa.
Ela é receptível a amizades e conhecimento das “coisas” do mundo imediato. A escola assume um papel importante sendo um marco de maturidade e fonte de orgulho.
12 anos)


O Desenvolvimento Cognitivo

Pensamento à uso de sistemas logicamente organizados (Classificação e Seriação).

Ø      Classificação à no período anterior a criança nomeava, por exemplo, os animais peludos, como cachorros. Com o desenvolvimento, o pensamento fica mais elaborado e preciso. Ocorre um maior domínio do conceito e um maior domínio de atributos definidores. Os conceitos poderão ser usados para a resolução de problemas.
 Operação à ocorre a organização mental do mundo que a cerca. A ação interiorizada pode modificar objeto de conhecimento. Ex: Reunir objetos para classificar.
 Aos 9 anos à a criança domina as relações de inclusão e complementarização. Não realiza encaixes hierárquicos para classes ou qualidades abstratas como: felicidade e justiça.
 Aos 11 anos à realiza classificação com conceitos abstratos; confere às classes formadas o caráter hierárquico de um sistema de inclusão.
A interação entre a criança e o meio, resultará na mudança na qualidade das estruturas cognitivas. Assim, o desempenho em crianças da mesma faixa etária não será homogênio. 

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