Mais uma inovação para o SAMU. Começa a funcionar este ano o sistema de informação E-SUS SAMU, que permitirá a gestores municipais, estaduais e federais acompanhar passo a passo do atendimento ofertado à população pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O anúncio do novo sistema foi feito na última quinta-feira (30), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na Campus Party – maior evento de tecnologia e cultura digital do mundo – junto com a divulgação do aplicativo do SAMU que irá permitir o acompanhamento da ambulância em tempo real.
O sistema substitui o uso de formulários de papel pelo computador e, com isso, proporciona a identificação - em tempo real de qualquer lugar com acesso à internet - da ambulância que será deslocada, o percurso feito, o acolhimento, entre outros procedimentos. “As centrais agora ficarão informatizadas, permitindo que os gestores do SAMU tenha acesso ao que esta acontecendo em cada central”, argumenta Paulo de Tarso, coordenador-geral da Força Nacional de SUS (CGFNS), responsável pela coordenação nacional do SAMU.
“É importante esse registro informatizado para agilizar e melhorar a qualidade do atendimento para a população”, afirma Paulo de Tarso. Ele explica que ainda este ano 76 centrais de Regulação de Urgência de todo o país terão o sistema. Em seguida, o E-SUS SAMU irá se expandir a 100% das centrais. Atualmente o E-SUS SAMU está em funcionamento nas cidades de Salvador/BA, Curitiba/PR e Londrina/PR onde a fase de testes teve início em novembro do ano passado.
O diretor do SAMU de Salvador, Ivan Paiva, conta que mesmo em fase de implantação, o sistema já mostra resultados positivos. “Conseguimos ter relatórios consolidados que possibilitam mostrar a real atividade do SAMU, com dados estatísticos de tudo que a gente atende. A ideia é consolidar isso em um banco de dados para o Ministério da Saúde acompanhar o desempenho dia-a-dia e conciliar ações de planejamento para promoção e prevenção em saúde”, explica Ivan Paiva.
“Ainda estamos testando alguns recursos, como a integração do E-SUS SAMU com o GPS para acompanhar o deslocamento das ambulâncias, facilitando a chegada ao endereço do solicitante, o que é uma grande dificuldade”, conta Ivan. Com auxílio da rede social Waze, os mapas serão atualizados por GPS, aperfeiçoando a gestão e permitindo saber quais ambulâncias estão rodando, quais estão paradas e o motivo.
Fonte: Ministério da Saúde
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